• Entrar

100 Perguntas Chave no Cancro da Mama

04/02/2021 Cancro da Mama
100 Perguntas Chave no Cancro da Mama

100 Perguntas Chave no Cancro da Mama

O tratamento do cancro da mama está em constante evolução. Novos conhecimentos nas áreas da biologia tumoral, biomarcardores, novos tratamentos, bem como qualidade de vida e «survivorship» são publicados anualmente.

A multidisciplinaridade e o trabalho em equipa têm um papel central e indispensável, sem os quais nenhum doente com cancro da mama poderá ser adequadamente e eficazmente tratado. As recomendações internacionais, baseadas na evidência existente, são outro dos pilares da oncologia atual, devendo ser implementadas no tratamento diário dos doentes oncológicos com doença precoce e avançada.

Simultaneamente, os conhecimentos adquiridos através de ensaios clínicos realizados em populações de doentes têm necessariamente de ser adaptados a cada doente individualmente, de acordo com vários fatores, não só biológicos mas também físicos (por exemplo, comorbilidades, idade biológica, performance status), psicológicos, socioeconómicos e, de grande importância, as suas preferências. Só assim atingiremos, num futuro próximo, a grande ambição de proporcionar uma medicina verdadeiramente personalizada.

 

< Voltar