O cancro da próstata é a neoplasia mais frequente no homem, e representa um importante problema de Saúde Pública, com grande impacto social e económico.
Nos últimos anos tem-se assistido a significativos avanços no diagnóstico e tratamento desta doença, fruto do desenvolvimento tecnológico que tem sido transversal a todas as áreas da medicina, incluindo a oncologia.
A multidisciplinaridade e o trabalho de equipa têm um papel central e indispensável para o melhor tratamento a cada um dos doentes com cancro da próstata avançada. Foi com este espírito de trabalho de grupo que aceitámos coordenar a edição desta publicação, que reuniu autores de vários pontos do país e dos principais hospitais portugueses, que prontamente aceitaram o desafio de responder por escrito a estas “100 PERGUNTAS” distribuídas por 10 capítulos.
Esta obra pretende resumir, de forma prática e objetiva, o percurso clínico de um doente com cancro da próstata: do rastreio ao diagnóstico e estadiamento, do tratamento da doença localizada ao da doença avançada, da abordagem da recidiva bioquímica e da doença metastizada, hormonossensível ou resistente à castração.